O que podemos entender como enfesto na indústria da confecção?

É a disponibilização do tecido um sobre o outro, criando camadas sobrepostas 
de tecidos, deve ser feito numa mesa
que tenha um tamanho um pouco maior do que a metragem do tecido, para o manejo da máquina de corte.

Os tecidos são alinhados pela ourela, devendo ser evitado a tensão e o enrugamento do tecido para não acontecer a diminuição do tamanho das peças nem problemas com caimento.

O enfesto mais rápido geralmente usado, é chamado enfesto PAR, onde o tecido vai e vem, as folhas de tecidos são levadas e dispostas em cima da mesa, direito com direito e avesso com avesso.

O enfesto pode ser ÍMPAR ou ÚNICO, nesse caso o tecido é disposto num único sentido, direito com avesso, onde o profissional volta ao início da mesa para estender a folha seguinte, sendo esse método de enfesto mais oneroso.


Para disponibilizar os moldes sobre o enfesto para o corte, deve ser observado se os moldes são simétricos ou assimétricos.
Os moldes SIMÉTRICOS, são moldes com modelos iguais de um lado e outro, podendo ser cortados no enfesto par ou ímpar.

Já os moldes ASSIMÉTRICOS, que são moldes de modelos diferentes de um lado em relação ao outro lado do molde, é posicionado obrigatoriamente no tipo de enfesto ímpar.


O enfesto, que é o estender do tecido, pode ser realizado manualmente, onde o tecido é posicionado folha por folha. Sendo feito manualmente, deve ser feito com muita atenção, pois, pode provocar grandes problemas de estiramento.

O enfesto pode ser feito com um suporte desenrolador, fixado na mesa, reduzindo a mão de obra.

Pode também ser feito com um carro manual com alinhador de ourelas; onde o rolo de tecido é colocado em uma plataforma que percorre o enfesto, este sistema reduz problemas de esticamento.

E ainda em grandes produções, nos enfestos altos e compridos, pode-se usar o carro automático com cortador de peças e alinhador de ourelas, este sistema tem como vantagem reduzir o desperdício nas pontas.

Enfim, um enfesto de altura máxima pode seguir as seguintes sugestões:
Helanca-lingerie enfestar 40 folhas.
Lycra-lingerie enfestar 50 folhas
Popeline enfestar 180 folhas
Sarja enfestar 140 folhas
índigo 14 OZ = 100 folhas.
Índigo 11 OZ =120 folhas.

Agora, responda corretamente a seguinte pergunta e ganhe desconto na mensalidade do curso para iniciantes.

Em qual tipo de enfesto deve ser cortado um modelo assimétrico?

RESPONDA  AQUI!