Variedade e Utilidade das Tesouras na Costura

Postado por Graça de Fátima em terça, outubro 20, 2020

As tesouras de aço têm uma vida útil que passa por gerações, tenho alguns alunos que trazem às aulas suas pesadas tesouras de aço que foram adquiridas por suas mães, pais, avós, sogras, enfim.

As tesouras com os anéis maiores facilitam o melhor encaixe dos dedos para trabalhar, possibilita firmeza e precisão ao cortar, principalmente se a tesoura tiver no formato dos anéis uma abertura com um ângulo que propicie o apoio firme da tesoura sobre a mesa de corte.

As tesouras têm variações de modelos. A t
esoura com os dois anéis iguais são usadas ​​para pequenos trabalhos de corte, consertos e aparar costura

Tesoura com pontas arredondadas muito usadas por crianças por oferecer menos riscos, utilizada para cortar papel e também outras atividades fora da área de vestuário.

Tesoura para picotar que corta o tecido em zig zag, evitando que o tecido se desfaça.

Tesouras Totalmente de Aço e tesouras que têm seus anéis revestidos com materiais plásticos.

Tesourinha com as pontinhas bem afiadas utilizadas para cortar linhas enquanto se costura, também utilizado para abrir casas de botões, cujo nome é tesoura para bordar.

Tem a tesourinha que se mantém dentro da mão, esperando o momento para o uso, chamada tesoura de tecelão.

A maioria de cada um destes modelos tem suas variações de tamanhos, como por exemplo: a tesoura de picotar têm nos tamanhos 4, 6 e 8 polegadas.

Tags: tesoura  costura  tipos de tesouras  formato das tesouras  tesoura para tecido  tesoura para bordar

Sobre mim

Escola de Moda Paulistana Desde 2009, a Escola de Moda Paulistana, esta localizada na rua Barão de Itapetininga, 273, 3º andar, Centro de São Paulo, pertinho do metrô República, a escola vem oferecendo diversos cursos na área do vestuário. Nasceu de um projeto itinerante da professora Graça de Fátima que teve inicio no ano de 2000, o projeto denominado Espaço de Moda Paulistano, tinha como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho na área do vestuário. Os cursos eram ministrados nas paróquias Santa Ifigênia no largo de Santa Ifigênia, na paróquia São Gonçalo na Sé e na Igreja do Rosário no largo do Paissandu no Centro de São Paulo, com valor mensal bem acessível economicamente. Durante a experiência participaram dos programas de modelagem, corte e costura, homens e mulheres de diversas idades, com encontros semanais de três horas. Ao termino dos cursos, alguns alunos iniciaram na área do vestuário confeccionando roupas sob medida, outros produziam peças com medidas padronizadas para comercialização e ainda outros alunos que criavam suas próprias roupas e da família. Entretanto, com a demanda crescente por profissionais capacitados na área do vestuário, o projeto deixou de ser itinerante, e em 2009, já como; Escola de Moda Paulistana, estabeleceu localização fixa na rua Barão de Itapetininga, 273, 3º andar, Centro de São Paulo, onde permanece até hoje inovando e atualizando os diversos cursos oferecidos, cursos presenciais e on-line.