BERIMOD® - Escola de Moda Paulistana - Centro de São Paulo - Cursos de Modelagem e Costura

MODELAGEM CORTE COSTURA

BLOG BERIMOD® - Informações sobre diversos assuntos de moda, vestuário, técnicas de modelagem, técnicas de corte e costura e afins.

A Importância da Peça de Prova Para o Bom Caimento da Roupa

Postado por Graça de Fátima em quarta, outubro 7, 2020

Para a roupa sob medida ter um bom caimento é indicado fazer uma peça para prova?

O caimento da roupa pode deixar muito a desejar caso não seja realizado a confecção de uma peça para prova.

Na insegurança do profissional ou do iniciante de confeccionar uma peça diretamente no tecido definitivo e evitar erro na peça decisiva, é indicado realizar a confecção de uma peça para prova principalmente se a peça tiver um modelo mais elaborado, tiver recortes, pregas, drapeados e se o tecido principal da roupa tiver melhor qualidade e um preço mais elevado.

A peça para prova deve ser confeccionada com um tecido de valor inferior ao do tecido definitivo, no entanto, esse tecido deve ter as mesmas peculiaridades de peso e de caimento do tecido escolhido para confeccionar a peça conclusiva.

A   roupa sob medida , oferece a possibilidade de trabalhar com diversidade de corpos, permitindo ao profissional ou principiante um processo de aprendizagem relevante, pois cada silhueta é um aprendizado .

Na peça para prova, o profissional ou aprendiz realizará todas as correções necessárias, avaliará se o tecido tem o caimento desejado para o modelo determinado e se terá boa adaptação à silhueta da pessoa.

Só após realizar todas as correções necessárias na peça de prova no corpo da pessoa é que deve ser cortado o tecido definitivo.

A peça de prova pode ser usada como forro para a peça definitiva ou não !!

Tags: peça para prova  roupa sob medida  caimento da roupa  peça definitiva  características do tecido  peça piloto.

Sobre mim

Escola de Moda Paulistana Desde 2009, a Escola de Moda Paulistana, esta localizada na rua Barão de Itapetininga, 273, 3º andar, Centro de São Paulo, pertinho do metrô República, a escola vem oferecendo diversos cursos na área do vestuário. Nasceu de um projeto itinerante da professora Graça de Fátima que teve inicio no ano de 2000, o projeto denominado Espaço de Moda Paulistano, tinha como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho na área do vestuário. Os cursos eram ministrados nas paróquias Santa Ifigênia no largo de Santa Ifigênia, na paróquia São Gonçalo na Sé e na Igreja do Rosário no largo do Paissandu no Centro de São Paulo, com valor mensal bem acessível economicamente. Durante a experiência participaram dos programas de modelagem, corte e costura, homens e mulheres de diversas idades, com encontros semanais de três horas. Ao termino dos cursos, alguns alunos iniciaram na área do vestuário confeccionando roupas sob medida, outros produziam peças com medidas padronizadas para comercialização e ainda outros alunos que criavam suas próprias roupas e da família. Entretanto, com a demanda crescente por profissionais capacitados na área do vestuário, o projeto deixou de ser itinerante, e em 2009, já como; Escola de Moda Paulistana, estabeleceu localização fixa na rua Barão de Itapetininga, 273, 3º andar, Centro de São Paulo, onde permanece até hoje inovando e atualizando os diversos cursos oferecidos, cursos presenciais e on-line.

Categorias