Cursos de Modelagem Corte e Técnicas de Costura

Em 2009, a Escola de Moda Paulistana estabeleceu localização de espaço físico fixo na Rua Barão de Itapetininga, 273, 3º andar, no Centro de São Paulo, perto do metrô República, com a missão de capacitar, requalificar e profissionalizar os interessados na área de moda/vestuário.

A Escola de Moda Paulistana é a continuação de um trabalho itinerante denominado por Espaço de Moda Paulistano que por nove anos foi realizado pela professora Graça de Fátima nas paróquias de Santa Ifigênia, São Gonçalo e Igreja do Rosário no centro de São Paulo, com o propósito de  qualificar, especializar, atualizar e aperfeiçoar profissionais para o mercado do vestuário nas atividades de modelagem, corte, confecção e desenho básico de moda.

Os cursos ministrados nas paróquias eram economicamente viáveis para uma parcela da população que se interessava pela área do vestuário, cursos que além de socializar, possibilitava melhorar o currículo, proporcionava conhecimento prático para o aluno desenvolver as próprias roupas e da família ou ainda trazia-lhe uma oportunidade de gerar renda, trabalhando na indústria ou montando o próprio ateliê de costura.


Graça de Fátima Nascimento Bohrer, fundadora do espaço: Escola de Moda Paulistana. 

Em 1985, iniciou nos cursos de modelagem plana, alfaiataria e desenho de moda, concluindo-os em 1987, na Escola Moda Brasileira.

Posteriormente Formou-se no Curso Superior de Gestão em Produção do Vestuário pela Faculdade Senai de São Paulo. 

Pós-Graduada em Marketing pela Universidade Nove de Julho. Entre outros cursos, realizou o curso de extensão universitária (Visibilidade e Invisibilidade da Moda: o papel do designer de moda) pela USP (Universidade de São Paulo).

Atuou como docente em modelagem e técnicas de costura na Escola Moda Brasileira, onde fez os seus primeiros cursos, até a data de sua extinção em 2011. Da mesma forma que, simultaneamente, ministrava cursos em algumas paróquias de São Paulo e no espaço que fundara em 2009. 

Há dezessete anos a professora Graça ministra cursos livres do vestuário no Centro de SP, utilizando método convencional de modelagem e o método BERIMOD.

Graça d Fátima Nascimento Bohrer

Graça de Fátima docente na Escola de Moda Paulistana

Cursos de Modelagem Corte e Técnicas de Costura